Lingua Portuguesa
Professora: Turno Data
|
Idiane
C. Monteiro vespertino 07/11/2012
|
Série/ano Área do conhecimento Tempo previsto
|
(1°) língua Portuguesa 2 aulas
|
Tema
da aula
|
·
Alfabeto.
|
Objetivos
Previstos
|
Conceitual
|
·
Conhecer o alfabeto.
·
Aprender a diferenciar as vogais e consoantes.
|
Atitudinal
|
·
Analisar a importância de saber identificar corretamente a
escrita das vogais e consoantes para a utilização da mesma para a vida do ser
humano
·
Desenvolver atitudes que ajudem a conscientização, de aprender
a escrita, e identificar cada uma delas ao longo do processo da aprendizagem.
|
Procedimental
|
·
Confeccionar cartazes com palavras, mostrando a ordem correta
com utilização das vogais e consoantes.
·
Realizar brincadeiras que identifiquem sua sequência e uso
correto das vogais e consoantes dentro das palavras e frases.
|
Elemento Motivacional
|
·
Com materiais como alfabeto móvel, visível e colorido que
mostrem bem e de maneira dinâmica as letras, formando nomes próprios e comuns
para uma melhor aprendizagem. Em seguida, o professor fará a verificação do
conhecimento prévio por meio da socialização do conteúdo apresentado.
|
Procedimentos de Ensino e de
Avaliação
|
·
A partir da verificação do conhecimento prévio, o professor
utilizará o elemento para a introdução do conteúdo, questionará os alunos
sobre as semelhanças e diferenças das letras com relação a sua utilização. Em
seguida, o professor mostrará imagens como frases feitas e qual a importância
da utilização adequada. O professor dividirá a turma em grupos de 4 pessoas,
distribuirá jornais, revistas, entre outras fontes nas quais os alunos
deverão selecionar e recortar imagens que possam com uma palavra descrever a
imagem exercitando a organização das palavras corretamente. A avaliação será
feita ao longo do processo de elaboração e construção das atividades
individualmente.
|
REFERÊNCIAS
|
·
Disponível em < http://www.slideshare.net/GERALDOGOMESDEBARROS/portugus-1-ano > acessado em: 04 de Nov.
de 2012.
·
Disponível em <http://www.slideshare.net/amandinhaff/plano-de-aula-de-portugus-7363054> acessado
em: 04 de Nov. de 2012.
|
_____________________________________________________________
Inglês
Professor:
Paulo Silva
|
Turno:
vespertino
|
Data
05/01/12
|
1º ano
|
Área
do Conhecimento:
Inglês
|
Tempo
Previsto: 2 Aula
|
Tema
da aula: As
cores
|
Objetivos Previstos
Conceitual
|
Atitudinal
|
Procedimental
|
·
Conhecer a pronúncia e escrita das cores.
·
Aprender a pronúncia e escrita da mesma.
|
·
Analisar a importância proporcionada a criança na
aquisição do vocabulário da língua inglesa relacionada às cores na
aprendizagem continua.
·
Desenvolver
atitudes que estimulem a memória na aprendizagem da escrita e pronúncia;
identificando cada uma delas ao longo do processo da aprendizagem.
|
·
Relacionar a palavra com as cores corretas.
·
Realizar atividade com imagens e nomes que ajudem na
identificação correta da escrita relacionada a imagem.
|
Elemento Motivacional
|
·
Matérias como as letras, visíveis e
bem coloridas mostrando de maneira dinâmica os nomes de cada letra para uma
melhor a simulação. Em seguida; o professor deverá verificar o conhecimento
prévio por meio da socialização do conteúdo apresentado.
|
Procedimentos de Ensino e de Avaliação
|
Com a verificação do conhecimento estudado, o
professor utilizará o elemento motivacional para a introdução do conteúdo,
mostrando para os alunos a importância
da escrita e oralidade. Depois da utilização de algumas imagens; os alunos aprenderão
que a escrita e pronúncia correta são de grande importância para o uso da mesma no seu dia a dia. Eles
notarão a necessidade de aprender o inglês. O professor distribuirá revistas entre outras fontes nas quais os
alunos deverão selecionar e recortar imagens referentes às cores trabalhadas
e colocar os nomes.
A avaliação será feita ao longo do
processo de elaboração e construção das atividades individualmente.
|
REFERÊNCIAS
|
·
CHAGAS, Beth Ann, Inglês, 1°: manual do professor. Tatuí, SP: Casa Publicadora
Brasileira, 1998.
·
MORINO, Eliete Cansei, RITA, Brugin de
Faria, Hello! Ed. Reform. São
Paulo: Ática, 2000.
|
_____________________________________________________________
Geografia
Professora: Suelen Cristina
|
Turno: Matutino
|
Data 04/11/12
|
1º Serie/2ºano
|
Área do Conhecimento:
Geografia
|
Tempo Previsto: 2 Aulas
|
Tema da aula: Aprendendo
nomes
|
Objetivos Previstos
Conceitual
|
Atitudinal
|
Procedimental
|
·
Conhecer
o nome de cada coleguinha da sala;
·
Diferenciar
as mudanças
dos nomes em todos os países, estados ou regiões.
|
·
Conscientizar
os alunos sobre aimportância e o respeito que se deve ter com qualquer tipo de nome.
|
·
Confeccionar
crachás com o nome de cada um deles;
·
Realizar
brincadeiras nas quais eles identifiquem o nome de cada colega.
|
Elemento
Motivacional
|
·
Com materiais como cartões com seus nomes, os alunos poderão
conhecer cada nome e ir decorando e aprendo outros tipos de nomes
desenvolvendo em si a importância de ter um nome. Em seguida, o professor
fará a verificação do conhecimento prévio por meio da socialização do
conteúdo apresentado.
|
REFERÊNCIAS
|
VESENTINI, José William; MARTINS, Dora;
PÉCORA, Marlene. Geografia:
vivencia e construção. São Paulo: Ática, 2004, p.10.
CRUZ, Marcia; FILIZOLA, Roberto; COLLODEL,
Valéria Edith. Geografia: as
paisagens dos lugares onde vivemos. Curitiba: Positivo, 2004, Vol. 2, p.10.
PIASSI, Maria. Et al. Caracol: geografia. São Paulo: Scipione, 2004, p.08.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário