Plano de Aula



 Lingua Portuguesa

Professora:                                   Turno                                  Data           
Idiane C. Monteiro                        vespertino                                07/11/2012

Série/ano                              Área do conhecimento                        Tempo previsto
 (1°)                                      língua Portuguesa                                 2 aulas

Tema da aula
·         Alfabeto.

Objetivos Previstos

Conceitual
·         Conhecer o alfabeto.
·         Aprender a diferenciar as vogais e consoantes.




Atitudinal
·         Analisar a importância de saber identificar corretamente a escrita das vogais e consoantes para a utilização da mesma para a vida do ser humano
·         Desenvolver atitudes que ajudem a conscientização, de aprender a escrita, e identificar cada uma delas ao longo do processo da aprendizagem.


Procedimental
·         Confeccionar cartazes com palavras, mostrando a ordem correta com utilização das vogais e consoantes.
·         Realizar brincadeiras que identifiquem sua sequência e uso correto das vogais e consoantes dentro das palavras e frases.


Elemento Motivacional
·         Com materiais como alfabeto móvel, visível e colorido que mostrem bem e de maneira dinâmica as letras, formando nomes próprios e comuns para uma melhor aprendizagem. Em seguida, o professor fará a verificação do conhecimento prévio por meio da socialização do conteúdo apresentado.




Procedimentos de Ensino e de Avaliação
·         A partir da verificação do conhecimento prévio, o professor utilizará o elemento para a introdução do conteúdo, questionará os alunos sobre as semelhanças e diferenças das letras com relação a sua utilização. Em seguida, o professor mostrará imagens como frases feitas e qual a importância da utilização adequada. O professor dividirá a turma em grupos de 4 pessoas, distribuirá jornais, revistas, entre outras fontes nas quais os alunos deverão selecionar e recortar imagens que possam com uma palavra descrever a imagem exercitando a organização das palavras corretamente. A avaliação será feita ao longo do processo de elaboração e construção das atividades individualmente.




REFERÊNCIAS
·         Disponível em < http://www.slideshare.net/GERALDOGOMESDEBARROS/portugus-1-ano > acessado em: 04 de Nov. de 2012.

·         Disponível em <http://www.slideshare.net/amandinhaff/plano-de-aula-de-portugus-7363054> acessado em: 04 de Nov. de 2012.









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 Inglês
 
Professor: Paulo Silva
Turno: vespertino
Data 05/01/12

1º ano
Área do Conhecimento:
         Inglês
Tempo Previsto: 2 Aula

Tema da aula: As cores

Objetivos Previstos
Conceitual
Atitudinal
Procedimental
·         Conhecer a pronúncia e escrita das cores.            
·         Aprender a pronúncia e escrita da mesma.

·         Analisar a importância proporcionada a criança na aquisição do vocabulário da língua inglesa relacionada às cores na aprendizagem continua.
·          Desenvolver atitudes que estimulem a memória na aprendizagem da escrita e pronúncia; identificando cada uma delas ao longo do processo da aprendizagem.
·        Relacionar a palavra com as cores corretas.
·        Realizar atividade com imagens e nomes que ajudem na identificação correta da escrita relacionada a imagem.


Elemento Motivacional
·         Matérias como as letras, visíveis e bem coloridas mostrando de maneira dinâmica os nomes de cada letra para uma melhor a simulação. Em seguida; o professor deverá verificar o conhecimento prévio por meio da socialização do conteúdo apresentado. 

Procedimentos de Ensino e de Avaliação
           Com a verificação do conhecimento estudado, o professor utilizará o elemento motivacional para a introdução do conteúdo, mostrando para os alunos  a importância da escrita e oralidade. Depois da utilização de algumas imagens; os alunos aprenderão que a escrita e pronúncia correta são de grande importância  para o uso da mesma no seu dia a dia. Eles notarão a necessidade de aprender o inglês. O professor  distribuirá  revistas entre outras fontes nas quais os alunos deverão selecionar e recortar imagens referentes às cores trabalhadas e colocar os nomes. 
        A avaliação será feita ao longo do processo de elaboração e construção das atividades individualmente.

REFERÊNCIAS
·         CHAGAS, Beth Ann, Inglês, 1°: manual do professor. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1998.
·         MORINO, Eliete Cansei, RITA, Brugin de Faria, Hello! Ed. Reform. São Paulo: Ática, 2000.  

 






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Geografia
Professora: Suelen Cristina
Turno: Matutino
Data 04/11/12

1º Serie/2ºano
Área do Conhecimento: Geografia
Tempo Previsto: 2 Aulas

Tema da aula: Aprendendo nomes

Objetivos Previstos

Conceitual
Atitudinal
Procedimental
·         Conhecer o nome de cada coleguinha da sala;
·         Diferenciar as mudanças
dos nomes em todos os países, estados ou regiões.
·         Conscientizar os alunos sobre aimportância e o respeito que se deve ter  com qualquer tipo de nome.

·         Confeccionar crachás com o nome de cada um deles;
·         Realizar brincadeiras nas quais eles identifiquem o nome de cada colega.


Elemento Motivacional
·         Com materiais como cartões com seus nomes, os alunos poderão conhecer cada nome e ir decorando e aprendo outros tipos de nomes desenvolvendo em si a importância de ter um nome. Em seguida, o professor fará a verificação do conhecimento prévio por meio da socialização do conteúdo apresentado.

Procedimentos de Ensino e de Avaliação
A partir da verificação do conhecimento prévio, o professor utilizará o elemento motivacional para a introdução do conteúdo, questionará os alunos sobre as semelhanças entre alguns nomes. Em seguida, o professor falará sobre a importância de ter um nome e verificara se o aluno entendeu essa importância. Em seguida, fará uma atividade com cartolinas para cada um escrever o seu nome, concluindo com uma brincadeira avaliativa para ver o desenvolvimento dos alunos de acordo ao assunto.
        A avaliação será feita ao longo do processo de elaboração e construção das atividades individualmente.

                                                             REFERÊNCIAS
VESENTINI, José William; MARTINS, Dora; PÉCORA, Marlene. Geografia: vivencia e construção. São Paulo: Ática, 2004, p.10.

CRUZ, Marcia; FILIZOLA, Roberto; COLLODEL, Valéria Edith. Geografia: as paisagens dos lugares onde vivemos. Curitiba: Positivo, 2004, Vol. 2, p.10.

PIASSI, Maria. Et al. Caracol: geografia. São Paulo: Scipione, 2004, p.08.


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