Plano de Ensino



 Língua Portuguesa

Turma                                                 Disciplina                            Série/ ano            
Ensino Fundamental I               Língua Portuguesa                          (1º)

Professora                                 Carga Horaria                                      Ano
Idiane C. Monteiro                           200 h                                          2012


OBJETIVO GERAL

·         Proporcionar um aprendizado dentro de um contexto de leitura e escrita.
·         Analisar e proporcionar a leitura como um processo que se constitui e se transforma nas relações intertextuais.
·         Identificar a leitura como um processo que se constitui e se transforma nas relações intertextuais.
·         Identificar a leitura como fonte de intuição, entretenimento de informação e ação que engloba toda a geração que compõe a educação.








I UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Conhecer o alfabeto, identificando vogais e consoantes, através  de textos e música educativa.
·         Destacar os encontros vocálicos das palavras relativas ao texto.
·         Escrever as letras maiúsculas e minúsculas apropriadamente.
·          Empregar adequadamente as palavras em ordem alfabética. 



CONTEUDOS

·         Alfabeto, vogais e consoantes.
·         Encontros vocálicos.
·         Alfabeto maiúsculo e minúsculo.
·         Ordem alfabética.



METODOLOGIA

·         Identificação de vogais consoantes através do alfabeto.
·         Identificação dos encontros vocálicos nas palavras estudadas.
·         Emprego de letras maiúsculas e minúsculas em nomes próprios e comuns.



RECURSOS

·         Recorte
·         Cola.
·         Livros.
·         Internet.
·         Pincel.




CRITERIOS DE AVALIAÇÃO

·         Por meios de diagnóstico e processo significativo, considerando o desempenho de cada aluno.
·         A partir de análise crítica e reflexiva para detectar avanço na aprendizagem.
·         Verificar as tarefas a partir dos objetivos propostos, no decorrer da aula.
·         Por meio de trabalhos e provas.





Il UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Identificar as várias formas de ortografia.
·         Compreender o conceito de sílaba e dividir umas palavras em sílabas de acordo com as normas de língua escritas.
·         Conhecer a leitura e grafia de palavras com encontros consonantais em textos.
·         Ordenar sílabas para formação de palavras.



CONTEUDOS

·         Ortografia.
·         Sílabas e classificação de palavras quanto ao número de sílabas.
·         Encontro consonantal.
·         Sílabas complexas e dígrafos.





METODOLOGIA

·         Estudo coletivo de ortografia abordada em texto.
·         Identificação do número de sílabas nas palavras estudada no texto.
·         Pesquisas coletivas em texto de palavras com encontros consonantais.



RECURSOS

·         Livros.
·         Revistas.
·         Cartolina.
·         Lápis.








CRITERIOS DE AVALIAÇÃO

·         Por meios de diagnósticos e processo significativo considerando o desempenho de cada aluno.
·         A partir de analise crítica e reflexiva para detectar avanço na aprendizagem.

·         Verificar as tarefas a partir dos objetivos propostos, no decorrer da aula.

·         Por meio de trabalhos e provas.


Ill UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Desenvolver habilidades de leituras, empregando letras maiúsculas e minúsculas em nomes próprios e comuns.
·         Empregar corretamente a cedilha nas palavras.
·         Formar frases lógicas e pontuar adequadamente.
·         Empregar o til corretamente nas palavras.



CONTEUDOS

·         Substantivos próprios e comuns.
·         Emprego da cedilha.
·         Frases.
·         Emprego do til.

METODOLOGIA

·         Identificação de nomes próprios e comuns com escrita e colagem.
·         Atividade escrita referente ao conteúdo.
·         Composição de frases a partir de gravuras.
·         Atividades para empregos do til nas palavras sugeridos.





RECURSOS

·         Cola.
·         Livros.
·         Tesoura.
·         Internet.



CRITERIOS DE AVALIAÇÃO

·         Por meios de diagnósticos e processo significativo considerando o desempenho do aluno.
·         A partir de analise crítica e reflexiva para detectar avanço na aprendizagem.
·         Verificar as tarefas a partir dos objetivos propostos, no decorrer da aula.
·         Por meio de trabalhos e provas.



IV UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Grafar as formas do diminutivo e aumentativo de substantivos usuais.
·         Identificar e grafar corretamente singular e plural.
·          Construir noções de reflexão nominal, masculino e feminino.
·         Desenvolver habilidades de escrita em diferentes dimensões de linguagem.
CONTEUDOS

·         Grau do substantivo: aumentativo e diminutivo.
·         Número do substantivo: singular e plural.
·         Gênero do substantivo: masculino e feminino.
·         Leitura e produção de texto.


METODOLOGIA

·         Emprego do grau substantivo: aumentativo e diminutivo.
·         Emprego do número do substantivo singular e plural das palavras com recorte e colagem.
·         Emprego do gênero do substantivo: masculino e feminino com escrita de palavras.
·         Leitura compartilhada, individual e silenciosa e produção de textos a partir dessa leitura, gravuras determinadas pelo professor.






RECURSOS

·         Livros.
·         Cartolina.
·         Cola.
·         Pincel.

CRITERIOS DE AVALIAÇÃO

        Por meios de diagnósticos e processo significativos considerando o desempenho de cada aluno.
        A partir de analise critica e reflexiva para detectar avanço na aprendizagem.
        Verificar as tarefas a partir dos objetivos propostos, no decorrer da aula.
        Por meio de trabalhos e provas.



REFERÊNCIAS

        Disponível em <http://www.slideshare.net/GERALDOGOMESDEBARROS/portugus-1-ano > acessado em: 28 de Out. de 2012.
        Disponível em <http://cantinholudicodagre.blogspot.com.br/2010/06/planejamento-anual-do-1-ano.html >acessado em: 28 de Out. de 2012.
        Disponível em <http://pt.scribd.com/doc/56476284/Plano-de-Ensino-de-Lingua-Portuguesa> acessado em: 28 de Out. de 2012.
        Disponível em <http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2009/01/exemplo-plano-de-ensino-1-ano.html > acessado em: 28 de Out. de 2012.




e-mail: idianny@hotmail.com





___________________________________________________________________
Geografia

Turma
      Disciplina
Série/ ano
Ensino Fundamental I
      Geografia
      1º (2º)

Professora
  Carga Horária
      Ano
Suelen C. Santos
       120 h
     2012

OBJETIVO GERAL
ü  Promover atividades para que os alunos reconheçam o seu nome
ü   Promover brincadeiras que façam com que eles assimilem os nomes dos seus colegas de sala e comunidade
ü  Estimular a criança a praticar o que foi aprendido em casa
ü  Realizar atividades que desenvolvam seu conhecimento sobre o que foi aprendido em sala
ü  Desenvolver com a sala métodos de aprendizagem facilitada

I UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Observar o que a criança conhece sobre o próprio nome;
ü  Apresentar a letra inicial dos nomes de cada criança e caracterizá-las com uma imagem ilustrativa;
ü  Fazer com que elas assimilem o nome dos familiares

CONTEÚDOS
FALANDO DE VOCÊ

        ü  Aprendendo nomes;

        ü  Você no Espelho;

        ü  Mosaico. O Nome das árvores.


METODOLOGIA
ü  Contação de história “quem sou eu”;
ü  Conversa
ü  Brincadeiras;
ü  Confecção de crachá;
ü  Música.

RECURSOS
      ü  Papel;
      ü  Cartolina;
      ü   Lápis;
      ü  Giz de cera;
      ü  Folha de oficio;
      ü  Barbante;
      ü  Cola.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Será feita de modo contínuo, por meio dos seguintes métodos:

ü  Observação;
ü  Desenvolvimento;
ü  Atividades que serão pontuadas




II UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Reconhecer o nome e endereço de onde mora;
ü  Saber que nem toda criança tem uma casa;
ü  Despertar a importância de ter um lar;
ü  Saber chegar a lugares importantes;
ü  Conhecer os meios de transportes;


CONTEÚDOS
Lugares de vivencia
     ü  Casa: lugar em que mora
     ü  Os arredores da escola
     ü  Vias de acesso

METODOLOGIA
      ü  Aula passeio;
      ü  Construção de mapas;
      ü  Música;
      ü  Confecção de casas;

RECURSOS
ü  Cartolina;
ü  Som
ü  Isopor
ü  Cola branca
ü  Cola de isopor
ü  Transporte
ü  Lápis de cor
ü  Massa de modelar




CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Será feita de modo contínuo, por meio dos seguintes métodos:
ü  Observação;
ü  Participação;
ü  Desenvolvimento de atividades em sala de aula.


III UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Desenvolver amor e respeito pela natureza;
ü  Saber cuidar da natureza;
ü  Manter contato com a natureza.

CONTEÚDOS
As pessoas e natureza no lugar onde você mora
     ü  O que faz parte da natureza;
     ü  As transformações que acontecem na natureza.

METODOLOGIA
ü  Aula em um ambiente de arvores;
ü  Brincadeiras;
ü  Visita a um parque;
ü   Leva a natureza para a sala

RECURSOS
     ü  Frutas;
     ü  Plantas;
     ü  Tapetes;
     ü  Transporte;
     ü  Papel;
     ü  Tinta.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Será feita de modo contínuo, por meio dos seguintes métodos.
ü  Atividade em sala pontuada;
ü  Presença nas aulas;
ü  Atividades respondidas no caderno.

IV UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
      ü  Desenvolver a compreensão de que a escola e importante
      ü  Preservar a escola
      ü  Conhecer a escola

CONTEÚDOS
O dia a dia na escola
      ü  Você e sua escola;
      ü  Os espaços e o trabalho;
      ü  Na escola da vida

METODOLOGIA
ü  Passeio dentro da escola;
ü  Conversa sobre como cuidar da escola;
ü  Levá-los para conhecer outras escolas;
ü  Ornamentação da sala com a ajuda das crianças

RECURSOS

ü  Tinta;
ü  Pincel;
ü  Isopor;
ü  Canetas coloridas;
ü  Tesoura;
ü  Transporte.

CRITÉRIOS AVALIATIVOS
Será feita de modo contínuo, por meio dos seguintes métodos:
ü  Participação das atividades em sala;
ü  Exercícios diários;
ü  Aplicação de atividade avaliativa;
ü  Cuidado e organização com a sala de aula.


REFERÊNCIAS
VESENTINI, José William; MARTINS, Dora; PÉCORA, Marlene. Geografia: vivencia e construção. São Paulo: Ática, 2004.

CRUZ, Marcia; FILIZOLA, Roberto; COLLODEL, Valéria Edith. Geografia: as paisagens dos lugares onde vivemos. Curitiba: Positivo, 2004. Vol. 2.

PIASSI, Maria. Et al. Caracol: geografia. São Paulo: Scipione, 2004.








 ____________________________________________________________________________

Inglês


Turma                                                    Displina                           Série/ ano            
Ensino Fundamental I                          Inglês                                 (1º)

 Professora                                 Carga Horaria                                      Ano
Paulo Silva                                         40 CH                                            2012

 OBJETIVO GERAL


ü        O objetivo dessa matéria é levar até às crianças a importância da língua estrangeira   e que o aluno possa se identificar com o inglês e vocabulário através do falar, da visão e ouvir.

ü        Identificar o mundo da escola, em inglês e descobrir as diferenças entre escolas nos países onde se fala inglês.


ü       Apreciar a visão, identificar cores, ao cotidiano do aluno, perceber pontos de identificação cultural entre Brasil e o país da língua inglesa.

ü       Reconhecer vocabulário através do ver, ouvir e falar. Aplicar os números  em inglês ao mundo do aluno, matemática, aprendera contar nos dedos os itens, números de casa e telefones e conhecer similaridades culturais.



I UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü   Conhecer e se identificar com a língua Inglês.

ü  Reconhecer vocabulário através do visual, ouvir e falar.

ü  Escrever os nomes dos familiares em inglês.

ü  Reconhecer diferenças culturas.


CONTEÚDOS
·         Cumprimentos e despedidas:

ü     Good morning;

ü     Good afternoon;

ü     Good – bye;

ü        What’s your name?


METODOLOGIA


ü   Escrever página de identificação do aluno. Mostrar conteúdo criando situação real (Ex: Chegar e sair da sala de aula). Repetição do vocabulário (em grupo e individualmente).  Elaborar atividades do livro-texto. “Good Morning”. Introduzir itens culturais utilizando um calendário. Encenação de livro música “Good Morning”. 


RECURSOS
  

ü     Desenhos;

ü     Livros infantis;

ü     Lápis de cor,

ü     Projetor.



CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
ü  Ao proceder a avaliação, deve-se considerar as atividades do aluno em relação a um idioma estrangeiro, especialmente nas áreas de pronúncia e entonação. Uma avaliação cuidadosa deve ser feita com o grupo todo ao apresentar novo vocabulário. A compreensão deve ser verificada, usando objetos, gravuras, desenhos etc.



Il UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Reconhecer vocabulário através do ver, ouvir e falar.

ü  Identificar o mundo da escola, em inglês.

ü  Descobrir diferenças entre escolas no país do aluno e países onde fala em inglês.



CONTEÙDOS


ü  As cores que esta ao seu alcance e no redor: livro, piloto, cartolina e mesa.


METODOLOGIA

ü  Demonstrar música “Good Morning”. Construir vocabulário com alunos fazendo representações. Repetição do vocabulário por fileira, meninos, meninas. Identificar o entendimento do aluno através de atividades do livro-texto. Identificar gravuras ou desenhos na lousa para explicar. Pedir opiniões sobre itens culturais e leituras em livro. E um diálogo, professor e aluno.


RECURSOS

ü  Lapis de cor;

ü  Cartolina;

ü  Quadro;

ü  Livro Didático.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


ü  Ao proceder à avaliação, devem-se considerar as atividades do aluno em relação a um idioma estrangeiro, especialmente nas áreas de pronúncia e entonação. Uma avaliação cuidadosa deve ser feita com o grupo todo ao apresentar novo vocabulário. A compreensão deve ser verificada, usando objetos, gravuras, desenhos etc.



Ill UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Reconhecer vocabulário através do ver, ouvir e falar,

ü  Apreciar a visão,

ü  Identificar cores,

ü  Perceber pontos de identificação cultural entre Brasil e EUA.



CONTEUDOS

ü         Cores: red, yellow, green, blue, purple, White, black, brow.


METODOLOGIA


ü       Tampar os olhos para perceber “cor” negra e falta de outras cores. Conhecer novas    cores através de objetos na sala de aula. Repetição de vocabulário (em grupo e individualmente ).Demonstrar entendimento através do livro. Conhecer
 o arco-íris para identificar cores ao cantar “Rainbows Have Many Colors”. 


RECURSOS


ü        Observação Música “Rainbows Haver Many Colors”,

ü      Objetos de várias cores, da sala de aula,

ü      Arco-íris (gravura desenha em lousa ou em isopor).

ü         Dialogo: professor e aluno.


CRITERIOS DE AVALIAÇÃO
  
ü       A avaliação será contínua durante o ano todo. O professor deve verificar:
ü       Participação
ü       Interesse
ü       Atenção
ü       Esforço
ü        Preenchimento do livro
ü        Aplicação dos conceitos ao mundo da criança.




IV UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü        Reconhecer vocabulário através do ver, ouvir e falar.

ü        Aplicar os números em inglês ao aluno, matemática, contar itens, números de         telefone.

ü       Reconhecer similaridades culturais.  


CONTEUDOS



ü         Números de 1 a 10: one, two, three, four, five, six, seven, eight, nine, tem.


METODOLOGIA


ü        Os números de “boys”, números de “girl” e “teacher”. Conhecer números de 1-10. Repetição através de contagem de itens identificados por cor. Descobrir gravuras de cachorrinhos para ensinar música “Ten Little Puppies”.  Identificar conhecimento dos números aos exercícios do livro. Escrever cartão para “Mother’s Day”.



RECURSOS

ü        Gravuras e livros,
ü         Objetos coloridos em sala de aula,
ü         Revistas com desenhos,
ü          Caderno para anotações.


CRITERIOS DE AVALIAÇÃO

·         A avaliação será contínua durante o ano todo. O professor deve verificar:

ü       Participação

ü        Interesse

ü        Atenção

ü        Esforço

ü        Preenchimento do livro

ü        Aplicação dos conceitos ao mundo da criança.  





REFERÊNCIAS
·       CHAGAS, Beth Ann, Inglês, 1°: manual do professor. Tatuí, SP: Casa Publicadora     Brasileira, 1998.
·         MORINO, Eliete Cansei, RITA, Brugin de Faria, Hello! Ed. Reform. São Paulo: Ática, 2000.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário