Língua Portuguesa
Turma Disciplina Série/ ano
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Ensino Fundamental I Língua Portuguesa (1º)
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Professora Carga Horaria Ano
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Idiane C. Monteiro 200 h 2012
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OBJETIVO
GERAL
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·
Proporcionar um aprendizado dentro de um contexto de leitura e
escrita.
·
Analisar e proporcionar a leitura como um processo que se
constitui e se transforma nas relações intertextuais.
·
Identificar a leitura como um processo que se constitui e se
transforma nas relações intertextuais.
·
Identificar a leitura como fonte de intuição, entretenimento
de informação e ação que engloba toda a geração que compõe a educação.
|
I
UNIDADE
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
·
Conhecer o alfabeto, identificando vogais e consoantes,
através de textos e música educativa.
·
Destacar os encontros vocálicos das palavras relativas ao texto.
·
Escrever as letras maiúsculas e minúsculas apropriadamente.
·
Empregar adequadamente
as palavras em ordem alfabética.
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CONTEUDOS
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·
Alfabeto, vogais e consoantes.
·
Encontros vocálicos.
·
Alfabeto maiúsculo e minúsculo.
·
Ordem alfabética.
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METODOLOGIA
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·
Identificação de vogais consoantes através do alfabeto.
·
Identificação dos encontros vocálicos nas palavras estudadas.
·
Emprego de letras maiúsculas e minúsculas em nomes próprios e
comuns.
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RECURSOS
|
·
Recorte
·
Cola.
·
Livros.
·
Internet.
·
Pincel.
|
|
CRITERIOS
DE AVALIAÇÃO
|
·
Por meios de diagnóstico e processo significativo,
considerando o desempenho de cada aluno.
·
A partir de análise crítica e reflexiva para detectar avanço
na aprendizagem.
·
Verificar as tarefas a partir dos objetivos propostos, no
decorrer da aula.
·
Por meio de trabalhos e provas.
|
Il
UNIDADE
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
·
Identificar as várias formas de ortografia.
·
Compreender o conceito de sílaba e dividir umas palavras em
sílabas de acordo com as normas de língua escritas.
·
Conhecer a leitura e grafia de palavras com encontros
consonantais em textos.
·
Ordenar sílabas para formação de palavras.
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CONTEUDOS
|
·
Ortografia.
·
Sílabas e classificação de palavras quanto ao número de
sílabas.
·
Encontro consonantal.
·
Sílabas complexas e dígrafos.
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METODOLOGIA
|
·
Estudo coletivo de ortografia abordada em texto.
·
Identificação do número de sílabas nas palavras estudada no
texto.
·
Pesquisas coletivas em texto de palavras com encontros
consonantais.
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RECURSOS
|
·
Livros.
·
Revistas.
·
Cartolina.
·
Lápis.
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CRITERIOS
DE AVALIAÇÃO
|
·
Por meios de diagnósticos e processo significativo
considerando o desempenho de cada aluno.
·
A partir de analise crítica e reflexiva para detectar avanço
na aprendizagem.
·
Verificar as tarefas a partir dos objetivos propostos, no
decorrer da aula.
·
Por meio de trabalhos e provas.
|
Ill
UNIDADE
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
·
Desenvolver habilidades de leituras, empregando letras
maiúsculas e minúsculas em nomes próprios e comuns.
·
Empregar corretamente a cedilha nas palavras.
·
Formar frases lógicas e pontuar adequadamente.
·
Empregar o til corretamente nas palavras.
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CONTEUDOS
|
·
Substantivos próprios e comuns.
·
Emprego da cedilha.
·
Frases.
·
Emprego do til.
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METODOLOGIA
|
·
Identificação de nomes próprios e comuns com escrita e
colagem.
·
Atividade escrita referente ao conteúdo.
·
Composição de frases a partir de gravuras.
·
Atividades para empregos do til nas palavras sugeridos.
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RECURSOS
|
·
Cola.
·
Livros.
·
Tesoura.
·
Internet.
|
CRITERIOS
DE AVALIAÇÃO
|
·
Por meios de diagnósticos e processo significativo
considerando o desempenho do aluno.
·
A partir de analise crítica e reflexiva para detectar avanço
na aprendizagem.
·
Verificar as tarefas a partir dos objetivos propostos, no decorrer
da aula.
·
Por meio de trabalhos e provas.
|
IV
UNIDADE
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
·
Grafar as formas do diminutivo e aumentativo de substantivos
usuais.
·
Identificar e grafar corretamente singular e plural.
·
Construir noções de
reflexão nominal, masculino e feminino.
·
Desenvolver habilidades de escrita em diferentes dimensões de
linguagem.
|
CONTEUDOS
|
·
Grau do substantivo: aumentativo e diminutivo.
·
Número do substantivo: singular e plural.
·
Gênero do substantivo: masculino e feminino.
·
Leitura e produção de texto.
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METODOLOGIA
|
·
Emprego do grau substantivo: aumentativo e diminutivo.
·
Emprego do número do substantivo singular e plural das
palavras com recorte e colagem.
·
Emprego do gênero do substantivo: masculino e feminino com
escrita de palavras.
·
Leitura compartilhada, individual e silenciosa e produção de
textos a partir dessa leitura, gravuras determinadas pelo professor.
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RECURSOS
|
·
Livros.
·
Cartolina.
·
Cola.
·
Pincel.
|
CRITERIOS
DE AVALIAÇÃO
|
•
Por meios de diagnósticos e processo significativos
considerando o desempenho de cada aluno.
•
A partir de analise critica e reflexiva para detectar avanço
na aprendizagem.
•
Verificar as tarefas a partir dos objetivos propostos, no
decorrer da aula.
•
Por meio de trabalhos e provas.
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REFERÊNCIAS
|
•
Disponível em <http://www.slideshare.net/GERALDOGOMESDEBARROS/portugus-1-ano >
acessado em: 28 de Out. de 2012.
•
Disponível em <http://cantinholudicodagre.blogspot.com.br/2010/06/planejamento-anual-do-1-ano.html >acessado
em: 28 de Out. de 2012.
•
Disponível em <http://pt.scribd.com/doc/56476284/Plano-de-Ensino-de-Lingua-Portuguesa> acessado
em: 28 de Out. de 2012.
•
Disponível em <http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2009/01/exemplo-plano-de-ensino-1-ano.html
>
acessado em: 28 de Out. de 2012.
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e-mail:
idianny@hotmail.com
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Geografia
Turma
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Disciplina
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Série/
ano
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Ensino Fundamental I
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Geografia
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1º (2º)
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Professora
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Carga Horária
|
Ano
|
Suelen C. Santos
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120 h
|
2012
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OBJETIVO
GERAL
|
ü Promover atividades para que os alunos reconheçam o seu nome
ü Promover brincadeiras
que façam com que eles assimilem os nomes dos seus colegas de sala e
comunidade
ü Estimular a criança a praticar o que foi aprendido em casa
ü Realizar atividades que desenvolvam seu conhecimento sobre o
que foi aprendido em sala
ü Desenvolver com a sala métodos de aprendizagem facilitada
|
I UNIDADE
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
ü Observar
o que a criança conhece sobre o próprio nome;
ü Apresentar
a letra inicial dos nomes de cada criança e caracterizá-las com uma imagem
ilustrativa;
ü Fazer
com que elas assimilem o nome dos familiares
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CONTEÚDOS
|
FALANDO DE VOCÊ
ü Aprendendo
nomes;
ü Você
no Espelho;
ü Mosaico.
O Nome das árvores.
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METODOLOGIA
|
ü Contação de história “quem sou eu”;
ü Conversa
ü Brincadeiras;
ü Confecção de crachá;
ü Música.
|
RECURSOS
|
ü Papel;
ü Cartolina;
ü Lápis;
ü Giz
de cera;
ü Folha
de oficio;
ü Barbante;
ü Cola.
|
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
|
Será feita
de modo contínuo, por meio dos seguintes métodos:
ü Observação;
ü Desenvolvimento;
ü Atividades que serão pontuadas
|
II
UNIDADE
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
ü Reconhecer o nome e endereço de onde mora;
ü Saber que nem toda criança tem uma casa;
ü Despertar a importância de ter um lar;
ü Saber chegar a lugares importantes;
ü Conhecer os meios de transportes;
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CONTEÚDOS
|
Lugares de vivencia
ü Casa: lugar em que mora
ü Os arredores da escola
ü Vias de acesso
|
METODOLOGIA
|
ü Aula passeio;
ü Construção de mapas;
ü Música;
ü Confecção de casas;
|
RECURSOS
|
ü Cartolina;
ü Som
ü Isopor
ü Cola branca
ü Cola de isopor
ü Transporte
ü Lápis de cor
ü Massa de modelar
|
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
|
Será feita
de modo contínuo, por meio dos seguintes métodos:
ü
Observação;
ü
Participação;
ü
Desenvolvimento de
atividades em sala de aula.
|
III
UNIDADE
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
ü Desenvolver amor e respeito pela natureza;
ü Saber cuidar da natureza;
ü Manter contato com a natureza.
|
CONTEÚDOS
|
As pessoas e natureza no
lugar onde você mora
ü
O que faz parte da
natureza;
ü
As transformações que
acontecem na natureza.
|
METODOLOGIA
|
ü Aula em um ambiente de arvores;
ü Brincadeiras;
ü Visita a um parque;
ü Leva a natureza para a
sala
|
RECURSOS
|
ü
Frutas;
ü
Plantas;
ü
Tapetes;
ü
Transporte;
ü
Papel;
ü
Tinta.
|
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
|
Será feita
de modo contínuo, por meio dos seguintes métodos.
ü
Atividade em sala
pontuada;
ü
Presença nas aulas;
ü
Atividades respondidas
no caderno.
|
IV
UNIDADE
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
ü
Desenvolver a
compreensão de que a escola e importante
ü
Preservar a escola
ü
Conhecer a escola
|
CONTEÚDOS
|
O dia a dia na escola
ü
Você e sua escola;
ü
Os espaços e o trabalho;
ü
Na escola da vida
|
METODOLOGIA
|
ü Passeio dentro da escola;
ü Conversa sobre como cuidar da escola;
ü Levá-los para conhecer outras escolas;
ü Ornamentação da sala com a ajuda das crianças
|
RECURSOS
|
ü Tinta;
ü Pincel;
ü Isopor;
ü Canetas coloridas;
ü Tesoura;
ü Transporte.
|
CRITÉRIOS
AVALIATIVOS
|
Será feita
de modo contínuo, por meio dos seguintes métodos:
ü
Participação das
atividades em sala;
ü
Exercícios diários;
ü
Aplicação de atividade
avaliativa;
ü
Cuidado e organização
com a sala de aula.
|
REFERÊNCIAS
|
VESENTINI, José
William; MARTINS, Dora; PÉCORA, Marlene. Geografia: vivencia e
construção. São Paulo: Ática, 2004.
CRUZ, Marcia;
FILIZOLA, Roberto; COLLODEL, Valéria Edith. Geografia: as paisagens
dos lugares onde vivemos. Curitiba: Positivo, 2004. Vol. 2.
PIASSI, Maria. Et
al. Caracol: geografia. São Paulo: Scipione, 2004.
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Inglês
Turma Displina Série/ ano
|
Ensino Fundamental I Inglês (1º)
|
Professora Carga Horaria Ano
|
Paulo Silva 40 CH 2012
|
OBJETIVO
GERAL
|
ü
O objetivo dessa matéria é levar até às
crianças a importância da língua estrangeira e que o aluno possa se
identificar com o inglês e vocabulário através do falar, da visão e ouvir.
ü
Identificar o mundo da escola, em inglês
e descobrir as diferenças entre escolas nos países onde se fala inglês.
ü
Apreciar a visão, identificar cores, ao cotidiano
do aluno, perceber pontos de identificação cultural entre Brasil e o país da
língua inglesa.
ü
Reconhecer vocabulário através do ver,
ouvir e falar. Aplicar os números em
inglês ao mundo do aluno, matemática, aprendera contar nos dedos os itens, números
de casa e telefones e conhecer similaridades culturais.
|
I
UNIDADE
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
ü Conhecer e se identificar com a língua
Inglês.
ü Reconhecer
vocabulário através do visual, ouvir e falar.
ü Escrever
os nomes dos familiares em inglês.
ü Reconhecer
diferenças culturas.
|
CONTEÚDOS
|
·
Cumprimentos e despedidas:
ü Good morning;
ü Good afternoon;
ü Good – bye;
ü What’s
your name?
|
METODOLOGIA
|
ü Escrever página de identificação do aluno.
Mostrar conteúdo criando situação real (Ex: Chegar e sair da sala de aula).
Repetição do vocabulário (em grupo e individualmente). Elaborar atividades do livro-texto. “Good
Morning”. Introduzir itens culturais utilizando um calendário. Encenação de
livro música “Good Morning”.
|
RECURSOS
|
ü Desenhos;
ü Livros infantis;
ü Lápis de cor,
ü Projetor.
|
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
|
ü Ao
proceder a avaliação, deve-se considerar as atividades do aluno em relação a
um idioma estrangeiro, especialmente nas áreas de pronúncia e entonação. Uma
avaliação cuidadosa deve ser feita com o grupo todo ao apresentar novo
vocabulário. A compreensão deve ser verificada, usando objetos, gravuras,
desenhos etc.
|
Il
UNIDADE
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
ü Reconhecer
vocabulário através do ver, ouvir e falar.
ü Identificar
o mundo da escola, em inglês.
ü Descobrir
diferenças entre escolas no país do aluno e países onde fala em inglês.
|
CONTEÙDOS
|
ü As
cores que esta ao seu alcance e no redor: livro, piloto, cartolina e mesa.
|
METODOLOGIA
|
ü Demonstrar
música “Good Morning”. Construir vocabulário com alunos fazendo
representações. Repetição do vocabulário por fileira, meninos, meninas.
Identificar o entendimento do aluno através de atividades do livro-texto.
Identificar gravuras ou desenhos na lousa para explicar. Pedir opiniões sobre
itens culturais e leituras em livro. E um diálogo, professor e aluno.
|
RECURSOS
|
ü Lapis de cor;
ü Cartolina;
ü Quadro;
ü Livro Didático.
|
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
|
ü Ao
proceder à avaliação, devem-se considerar as atividades do aluno em relação a
um idioma estrangeiro, especialmente nas áreas de pronúncia e entonação. Uma
avaliação cuidadosa deve ser feita com o grupo todo ao apresentar novo
vocabulário. A compreensão deve ser verificada, usando objetos, gravuras,
desenhos etc.
|
Ill
UNIDADE
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
ü Reconhecer
vocabulário através do ver, ouvir e falar,
ü Apreciar
a visão,
ü Identificar
cores,
ü Perceber
pontos de identificação cultural entre Brasil e EUA.
|
CONTEUDOS
|
ü Cores: red, yellow, green, blue,
purple, White, black, brow.
|
METODOLOGIA
|
ü
Tampar os olhos para perceber “cor” negra
e falta de outras cores. Conhecer novas cores através de objetos na sala de
aula. Repetição de vocabulário (em grupo e individualmente ).Demonstrar
entendimento através do livro. Conhecer
o arco-íris para identificar cores ao cantar
“Rainbows Have Many Colors”.
|
RECURSOS
|
ü
Observação Música “Rainbows Haver Many
Colors”,
ü
Objetos de várias cores, da sala de aula,
ü Arco-íris (gravura desenha em lousa ou em
isopor).
ü Dialogo:
professor e aluno.
|
CRITERIOS
DE AVALIAÇÃO
|
ü
A avaliação será contínua durante o ano
todo. O professor deve verificar:
ü
Participação
ü
Interesse
ü
Atenção
ü
Esforço
ü
Preenchimento do livro
ü
Aplicação dos conceitos ao mundo da
criança.
|
IV
UNIDADE
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
ü
Reconhecer vocabulário através do ver,
ouvir e falar.
ü
Aplicar os números em inglês ao aluno,
matemática, contar itens, números de telefone.
ü Reconhecer
similaridades culturais.
|
CONTEUDOS
|
ü Números de 1 a 10: one, two, three,
four, five, six, seven, eight, nine, tem.
|
METODOLOGIA
|
ü Os
números de “boys”, números de “girl” e “teacher”. Conhecer números de 1-10.
Repetição através de contagem de itens identificados por cor. Descobrir
gravuras de cachorrinhos para ensinar música “Ten Little Puppies”. Identificar conhecimento dos números aos
exercícios do livro. Escrever cartão para “Mother’s Day”.
|
RECURSOS
|
ü
Gravuras
e livros,
ü
Objetos coloridos em sala de aula,
ü
Revistas com desenhos,
ü
Caderno para anotações.
|
CRITERIOS
DE AVALIAÇÃO
|
·
A avaliação será contínua durante o ano
todo. O professor deve verificar:
ü
Participação
ü Interesse
ü Atenção
ü Esforço
ü Preenchimento
do livro
ü Aplicação
dos conceitos ao mundo da criança.
|
REFERÊNCIAS
|
· CHAGAS, Beth Ann, Inglês, 1°: manual do professor. Tatuí, SP: Casa Publicadora
Brasileira, 1998.
· MORINO, Eliete Cansei, RITA, Brugin de
Faria, Hello! Ed. Reform. São
Paulo: Ática, 2000.
|
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